Farsas na Eurodance

Quem vivenciou os anos 80 e 90, vai entender o porque desse título, pois haviam muitos artistas da época que não cantavam e sim dublavam as músicas, pois usavam cantores para fazerem as vozes e modelos para dançarem e posarem nas capas dos discos, confira agora.
Milli Vanilli
Milli Vanilli foi uma dupla alemã de reggae e dance music formada por Frank Farian na Alemanha, em 1988, cujos integrantes eram o francês Fabrice "Fab" Morvan (14 de maio de 1966) e o germânico-americano Rob Pilatus (8 de junho de 1965 – 2 de abril de 1998).
O álbum de estreia da dupla alcançou altas vendas internacionalmente e os premiou com um Grammy de Melhor Artista Estreanteem 1990. Entretanto, o sucesso deles virou fraude, quando o prêmio foi revogado depois da revelação de que os supostos cantores não cantavam no disco.

Technotronic
Technotronic foi um grupo musical de dance music e house music criado na Bélgica na década de 1980. O Technotronic marcou época com hits de grande sucesso nas décadas de 1980 e 1990, como "Get Up", "Move This", "Pump Up the Jam", entre outros. 
Na verdade a modelo Felly fazia as dublagens e a voz era da Ya Kid K, cantora nascida no Zaire (atualmente República Democrática do Congo) e radicada na Bélgica. Curiosamente, só depois de algum tempo o rosto de Manuela Kamosi (Ya Kid K) foi exposto nos videoclipes e nos shows do Technotronic.

C+C Music Factory
C+C Music Factory foi um projeto dos produtores americanos de pop/dance music dos anos 1990 Robert Clivillés e David B. Cole. Depois de terem uma base, contrataram um rapper Freedom Willians e a vocalista Martha Wash para colocarem as vozes, quem aparecia dublando era a modelo Zelma Davis que na época tinha 19 anos. A farsa foi denunciada porque a Martha Wash denunciou os produtores por propaganda enganosa. Já a Zelma Davis disse numa entrevista da MTV que não cantava tudo aquilo, mas o pessoal da gravadora mandou ela ficar quieta.






Corona
Vivendo na Europa, Olga trabalhou, de 1991 a 1994, como professora, dando aulas de dança e cantava lambada e era a protagonista de um musical em Roma, até ser descoberta por um produtor italiano, Francesco Bontempi. Após os primeiros encontros com o produtor italiano Francesco Bontempi (também conhecido como Lee Marrow), começaram o trabalho para Corona. O primeiro single foi The Rhythm of the Night, lançado em 05 de novembro de 1993 na Itália pelo selo DWA Records. O lançamento mundial ocorreu no ano seguinte. A canção contem um trecho de "Playing With Knives" do grupo Bizarre Inc. O single liderou a parada de música italiana durante 16 semanas consecutivas. No entanto, a música não foi lançado em outros países até o ano seguinte, quando atingiu o número um em países como Espanha, Portugal, Grécia e Romênia. No Reino Unido, a canção ficou no segundo lugar da parada principal por um mês. No verão de 1994 a canção dominou os Estados Unidos, atingindo a posição #11 da Billboard Hot 100.
Em 1995, o álbum foi lançado, trazendo outros dois hits que atingiram o número um do Eurochart, Baby Baby e Try Me Out. Entre 1994 e 1999 Corona fazia cerca de 7/10 shows semanais. Olga chegou a brincar dizendo que "não tinha tempo nem para ir ao dentista". Mas o que ninguém sabe é que quem cantava era a Geovana Bersola mais conhecida como Jenny B e Sandra Chambers mais conhecida como Sandy Chambers que também cantaram no outro grupo o JK e quem dublou foi a modelo Marta Simlat.

Fun Factory
Fun Factory começou em 1990 como um projeto de estúdio do produtor alemão Rainer Kesselbauer. Neste ano, ele lançou um LP de som sintetizado intitulado "Fun Factory's Theme", através de uma pequena gravadora de Bremen, que não obteve sucesso. Em 1992, ele muda o estilo para o eurodance e o projeto ganha três membros: a cantora alemã de ascendência turca Balja (nome real — Balca Tözün); o rapper e bailarino Smooth T (nome real - Toni Cottura) e seu parceiro de dança, o alemão Steve (nome real - Stephan Browarezyk). O grupo foi completado com a entrada de rapper norte-americano Rod D (nome real - Rodney Hardison).
Em 1993, o grupo fez sua estreia com o single "Groove Me". Com sua mistura altamente explosiva de elementos do pop, dance, rap, tecno e reggae, o Fun Factory alcança fama internacional. "Groove Me" alcança o nº. 1 na parada dance de Israel.
Em 1994, o grupo lança o segundo e o terceiro single, "Take Your Chance" (3º na parada dance de Israel) e "Close To You" respectivamente, antes de lançarem o álbum de estreia, NonStop! The Album. Em 1995 foi lançada uma versão para o mercado norte-americano, intitulada Close To You.
Antes de seu lançamento, a vocalista Balja foi substituída pela cantora francesa Marie-Anett Mey, mas seus vocais são ouvidos em todo o álbum e Balja ainda pode ser vista no vídeo de "Groove Me". Alguns rumores dão conta que Balja continuou assumindo os vocais do grupo, uma vez que Marie-Anett não seria uma boa cantora.
Durante 12 meses, o grupo visitou os Estados Unidos três vezes, excursionou pelo Sudeste Asiático e por toda Europa. Seus shows eram puro entretenimento; Steve e Smooth T combinavam passos de dança com elementos das artes marciais, algo totalmente novo na época.

Fonte:
I don't mind
http://iidontmind.blogspot.com.br/2011/11/cantores-farsantes-nas-decadas-80-90.html


You Tube

Comentários