As Aventuras de Sarah Jane

A CBBC (canal infantil da BBC) pretendia desde 2006 criar um spin-off de Doctor Who. A ideia inicialmente era fazer uma série contando aventuras do Doutor ainda jovem, mas Russell T. Davies vetou o conceito, justificando que “a ideia de um Doutor de 14 anos inventando chaves-de-fenda sônicas em Gallifrey tira todo o mistério por trás de quem ele é e de onde ele veio”. O canal então surgiu com a ideia de chamar Elisabeth Sladen e criar um programa com as aventuras de Sarah Jane Smith, companheira dos 3º e 4º Doctors, entre 1973 e 1976.
A atriz já havia participado anteriormente de um piloto para um outro spin-off da série, “K9 & Company”, de 1981. Em 2006, a atriz fez uma participação em Doctor Who, no episódio “School Reunion“, durante a 2ª temporada. É a partir daí que os primeiros rumores sobre um piloto de um novo programa com a atriz, supostamente chamado “Sarah Jane Investigates” surgem. Eles acabam sendo confirmados com a exibição do piloto de “The Sarah Jane Adventures” em 1º de janeiro de 2007.
O piloto conseguiu índices altíssimos para um programa infantil, com 2,9 milhões de audiência. Antes mesmo da transmissão, a 1ª temporada já havia sido aprovada, estabelecendo então o formato da série, com histórias divididas em duas partes de 25 minutos cada. A série teve mais 3 temporadas regulares, que foram concluídas por uma “meia temporada”.
Sarah Jane Smith era uma jornalista investigativa, que viajou com o Doctor durante sua Terceira e Quarta encarnações. Ela, mais tarde, se reuniu novamente com o Décimo Doctor e compartilhou algumas aventuras com o mesmo e seu sucessor. Sarah Jane encontrou, no total, sete encarnações do Doctor: as mencionadas acima, e o Primeiro, Segundo e Quinto Doctors. Graças a suas experiências com o Doctor, foi confiada a ela a tarefa de proteger a Terra contra aliens hostis e ajudar os pacíficos, aventuras as quais ela dividiu com jovens companheiros ou família.

  •  Sarah Jane e o Doctor
Durante seu período trabalhando para a revista Metropolitan, Sarah se disfarçou de uma virologista para se infiltrar em um prédio da UNIT onde vários cientistas tinham desaparecido. Lá ela conheceu o Brigadeiro Lethbridge-Stewart e o conselheiro não pago da UNIT, o Terceiro Doctor. Desconfiada das atividades do Doctor, Sarah Jane entrou clandestinamente na TARDIS. Ela tinha 23 anos nesse período, de acordo com ela mesma.





  •  Com o Terceiro Doctor
Sarah Jane e o Doctor compartilharam várias aventuras na Terra e outros planetas. Com ele, ela conheceu o Brigadeiro, o Capitão Mike Yates e o Sargento Benton, da UNIT. O Terceiro Doctor se regenerou após sua exposição à radiação da caverna do Great One em Metebelis III. Moribundo, com sua TARDIS perdida no Vórtice Temporal, o Doctor deixa Sarah Jane e o Brigadeiro à sua espera por três semanas. Sarah acreditava que ele tinha morrido, mas o Brigadeiro manteve esperança. Eles viram a TARDIS chegar ao QG da UNIT e presenciaram a regeneração.
  •  Com o Quarto Doctor.
Junto de outro companheiro humano, Harry Sullivan, Sarah Jane e o Doctor viajaram pelo tempo e o espaço em busca de novas aventuras. O Doctor, em sua nova encarnação, tinha menos interesse na Terra, mas uma relação mais próxima com Sarah Jane. Em Nerva Beacon, ela encontrou uma espécie similar a certos insetos, conhecida como Wirrn. Ela também esteve em Skaro, durante a criação do Daleks e a tentativa do Doctor de evitá-la. Eles retornaram, então, para Nerva Beacon, vários milênios antes de sua primeira visita e lá encontraram os Cybermen.
  •  Partida
Depois de várias aventuras, o Quarto Doctor foi convocado de volta a Gallifrey, sua terra natal. Ele disse a ela que eles tinham de se separar, porque humanos não eram permitidos no planeta, apesar do fato de eles já terem aparecidos juntos diante do Alto Conselho, em Gallifrey. Dando o fato que ela já tinha estado em Gallifrey, assim como outros humanos como Jamie e Leela, não ficou claro se o Doctor estava ou não falando a verdade. Mesmo com a confirmação disso pelo Décimo Doctor, outras explicações são plausíveis. Uma delas diz que a razão verdadeira pela qual ele abandonou Sarah Jane, foi porque achava que ela estava ficando por demais desligada a sua vida na Terra, e tinha em mente o bem dela. Seja lá a razão verdadeira, o Quarto Doctor eventualmente a levou de volta ao Reino Unido. Ele tentou deixá-la próximo ao seu apartamento em South Croydon, mas, por acidente, a deixou em Aberdeen, no sul da Escócia.
  •  Reunião com o Décimo Doctor
Em 2007, Sarah Jane investigou estranhos acontecimentos acerca da Deffry Vale High School, levando-a ao seu encontro com o Doctor em sua décima encarnação. Ela conheceu a companheira atual do mesmo, Rose Tyler, e depois de certa amargura e ciúmes, se afeiçoou com a jovem. Depois de tudo ter se resolvido, Sarah Jane recusou o convite de se juntar a Rose e o Doctor na TARDIS, mas ajudou a convencer o mesmo a levar Mickey Smith como companheiro.
Elisabeth Claira Heath-Sladen (Liverpool, 1 de fevereiro de 1946 - 19 de abril de 2011) foi uma atriz inglesa, mais conhecida por fazer o papel de Sarah Jane Smith na série televisiva britânica Doctor Who. Ela foi um membro regular do elenco entre 1973 e 1976, ao lado de Jon Pertwee e Tom Baker, e fez o mesmo papel nas décadas seguintes, em Doctor Who e em seus spin-offsK-9 and Company e The Sarah Jane Adventures. Faleceu em 19 de Abril de 2011, aos 65 anos, vítima de câncer.

Fonte:
Universo Who

Wikipédia

Comentários