Como criar uma Action Figure?

A Hasbro, fabricante da linha G.I. Joe, cunhou o termo “action figure” em 1964. Os soldados, depois lançados no Brasil como Comandos em Ação, tinham originalmente 30 cm de atura
1. Muito antes de chegar à mão de um leitor, o action figure do Monstranho é apenas um rascunho, elaborado após uma pesquisa com o público-alvo e uma reunião entre os responsáveis pela criação, venda e produção do brinquedo
2. Os rabiscos viram um desenho mais definido e inspiram uma estrutura de metal. “Usamos os rascunhos e essa estrutura para pensar no melhor método de produção”, conta o modelador WesleyIguti. Uma primeira escultura é feita em argila ou massa de modelar
3. Cada pedaço da escultura dá origem aos primeiros moldes, feitos de silicone maleável, que pega bem todos os detalhes. Quanto mais membros, mais divertido (e mais caro) fica o boneco. As articulações também encarecem o produto e podem ser esculpidas no meio do processo ou na versão final
Assim como rola com bonecas, as fábricas utilizam os mesmos moldes em diferentes modelos de action figure
4. Com o molde, é feito um segundo modelo, de cera. Mais firme, ele permite um maior número de detalhes que a argila. As partes do boneco já têm de estar iguais ao que foi projetado para o produto final, inclusive com a marcação das articulações e dos acessórios
5. Repete-se o terceiro passo e as novas fôrmas de silicone são enviadas à fábrica para a produção dos moldes de metal.
É com elas que ocorre a fabricação em larga escala. Além das partes separadas, o modelador manda uma versão completa do boneco, de resina, para servir de referência na montagem
6. Os moldes de metal são preenchidos com plástico, como PVC e vinil, à imagem do protótipo finalizado de resina. Também pode ser usada uma máquina giratória chamada rotocast, que usa a força centrífuga para empurrar todo o plástico para perto do molde, deixando o centro do action figure oco
7. A pintura é feita com máscaras vazadas, uma para cada cor. Por exemplo: para colorir os olhos, é preciso produzir uma película de metal com furos nessa área. Assim, a tinta só passa por ali, preenchendo o local correto. Primeiro são pintados os tons mais claros, e depois os escuros. No Brasil, os bonecos costumam ter cinco cores
Dor nas juntas
Conheça os principais tipos de articulação
Quanto mais movimentos o action figure fizer, mais caro ele fica. O ideal é que as articulações não estraguem o visual. “Existem três tipos de junção. Um boneco pode usá-los em lugares diferentes ou combinar os três em apenas uma parte do corpo”, diz o modelador Wesley Iguti
Pivô
É a mais simples: dois pinos conectados por um disco. Permite que uma peça gire sobre a outra e é muito usado no pescoço, nos ombros e nos pulsos
Dobradiça
Utilizada para imitar movimentos retos, como de cotovelos e joelhos, é a mais complicada por envolver uma peça extra. São três discos e um pino
Bola
Volumosa, com globos nas extremidades, precisa ser aplicada com cuidado. Permite movimentos circulares, como na cintura e no pescoço
O processo completo, da ideia ao produto final, leva de dois a quatro meses e normalmente custa no mínimo R$ 25 mil. Uma impressora 3D, que reproduz a estátua em horas, pode substituir todas estas etapas. A máquina custa cerca de US$ 10 mil. Veja em abr.io/impressora3d
Para Poucos
Modelos mais luxuosos podem custar uma bela grana. Nos EUA, um action figure do Batman é vendido por US$ 30. Mas uma versão de alto padrão (a “high end”) pode chegar a ter quase seis vezes esse valor (veja em abr.io/batmanluxo).Os bonecos de luxo são feitos em edições limitadas, vêm com uma série de acessórios e são até 60% mais caros de produzir.

Para esculpir
Você tem 4 caminhos
1-Epoxi
2-Polyclay
3-Oil Clay
4-Cera

Epoxi é tipo durepoxi. Existem varias massas. 90% delas é bi-componente, sendo um secante e um adesivo. Misturou não tem jeito. Dali a umas horas estará duro como pedra. Pode ser polida, lixada, pintada e furada. O resultado é pesado e rígido.
Marcas: Aepoxie Msfx, Aves clay, Durepoxi, Poliepoxi, poxibonder

Polyclay é uma massa que é como massinha, sempre molinha. Só que quando você fica satisfeito com a peça, assa ela no forno da sua casa e ela fica durona. Parece epoxi duro, mas é bem mais leve. Pode ser pintada, alisada, furada, serrada, etc. Marcas:
Fimo, Sculpey, Super Sculpey, FxArte, Poliart, T&K

Oil Clay é tb chamado de “clay”. Existe o com enxofre (mais mole) e o sem enxofre (mais duro). Ela é vendida em uma ampla gama de marcas e durezas diferentes que vão do chiclete ao concreto. è uma massa barata, mas que não “seca”. Não dá pra assar ela, pois ela derrete com calor. Grande parte dos caras que fazem toy art usam clay para as matrizes, porque podem reaproveitar a massa depois de fazer a fôrma. Ela não aceita bem tinta e é bem sensível, endurecendo no frio, ficando mole no calor. É meio como argila, só que não seca e nem tem pedras nem fede a rio.
Marcas: Chavant, Fxarte, Dimclay

Cera é o seguinte: Não é indicado para iniciantes. O trabalho com cera é o que da o melhor resultado de todos. O grau de detalhe é cabuloso. A técnica idem. Existem mais de 10 tipos de cera diferentes para fazer bonecos. Algumas específicas, como toy wax e outras de uso amplo na área de efeitos especiais como o “green stuff” e castilene. Ha o plastic wax. cera levem cera dura… cera colorida… cera dental, macia, durona, è cera que não acaba mais. Para trabalho em cera costuma se usar uma base de clay do qual vc tira uma forma preliminar e derrama a base de cera lá. Aí em cima disso vai usar uma coisa meio carinha chamada caneta térmica ou waxpen para esculpir seu boneco. É uma espécie de pirógrafo com uma ponta de espátula. No brasil quem fabrica as melhores são a MSFX via fxarte e a Dimclay
DILUENTES – você poderá usar um material quimico liquido para atacar a massa e gerar efeitos interessantes no seu modelo, e até mesmo limpar as digitais da peça. Para epoxi dá pra usar álcool e água. Para o resto use fluido de isqueiro (mais abrasivo) ou àlcool isopropílico (menos abrasivo) ou Dlimonene, um tipo de thinner importado super-forte.
Ferramentais – Use os de dentista ou os industrializados para escultura. Chama-se de “estecas”. Existem uns baratinhos feitos para escultura em biscuit (se me perguntarem porque biscuit não esta na lista de massas, a explicação é que biscuit dá pouco detalhamento e não é um material muito profissional. Só use se vc não tiver acesso aos demais). Os demais são espátulas e boleadores. Vc pode fazer e é inclusive recomendado que faça – seus próprios ferramentais.
Estiletes e facas – São útilissimos. As marcas boas são para modelismo, como a Xacto e similares, mas faquinhas e estiletes Olfa resolvem tb. Encontram-se baratos em lojas de 1,99.
Alicates – Escolha os de bijuteria. São bons e baratos. Facilmente manipulados com uma mão só. Quanto mais tipos, melhor.
Arames – escolha os de aluminio ou de aço galvanizado. Nem muito grosso nem fino demais.
lixas – Lixas são boas para dar acabamento. Vão de grãos enormes ao grão finíssimo.
Colas – Eu uso dois tipos basicos. PVA -Cascorez azul e super colas, como a super bonder e demais bonders. Existem 2000 colas “bonder” por aí. 99% delas é à base de cianocrilato, que seca rápido e é super forte. Existe também a cola araldite, que é uma epoxi de dois componentes. Boa para colar coisas sob pressão e muito pesadas. demora mais a secar e é mais cara que a bonder.
PINCÉIS
Pincéis – Não tem mistério. Vc precisa ter três pelo menos. Um grande amplo, de preferência retangular. Um cônico, e um fino para detalhes pequenos. Os melhores são de pelo de marta, que tb são caríssimos. A solução são os sintéticos, que são bem bons tb e baratos. Pincéis nacionais são merdas que soltam pelos demais.

Aerógrafo
Aerografo é um tipo de caneta-pistola de ar que pinta com ar comprimido via compressor e mangueira. è um material para pessoas mais experientes e pode exigir um longo treino. Existem dois tipos o de ação simples e o de dupla ação. O de dupla ação controla a intensidade do fluxo de ar e a espessura do traço. Não é barato mas dá resultado fantásticos nas mãos de quem sabe usar.
TINTAS
Tintas- Acrílica em 90% dos casos. Vc pode usar tinta plástica tb (uma versão da acrílica) e eventualmente esmaltes, que são bons para cromados e dourados. Eu uso até tinta de tela e muita tinta de artesanato. Muitas vezes misturo cores foscas e brilhantes na minha peça.Também uso aquarela e guache, além de tinta litográfica e de nankim.

Vernizes
vernizes tb são legais. Existem, os foscos e os brilhantes e tb os de alto brilho. Sempre use verniz de alto brilho nos olhos do boneco pq isso dá vida e eles. Eu uso acrilex. Uso um verniz fosco para fixar, eu acho o da corfix é o melhor. Em spray. O segredo é borrifar de uma distância nem muito perto nem muito longe. Senão escorre e caga tudo. Não pode fazer em lugar com partículas no ar, como casa muito empoeirada, senão vc DESTROI seu modelo, transformando-o no Chewbacca.

Aí depois de esculpir sua matriz, vc vai ter que tirara fôrma para fazer as replicas e vender. Isso já é papo para outro post.

Fonte:
Mundo Estranho
FONTES: Sites da Hasbro e do Inmetro e livro Pop Sculpture, de Tim Bruckner, Z 36 janeiro 2012 ach Dat e Rubén ProcopioCONSULTORIA: Wesley Iguti, professor de modelagem da Quanta Academia de Artes,e Sanches, designer da ME e colecionador.

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