Quantas vezes o Batman já matou?

O Batman é conhecido por poupar a vida dos criminosos apesar dele por medo neles, teve até uma HQ em que o homem-morcego vai no Japão onde a Yakuza ao se deparar com o Batman, vão embora. No cinema é diferente, pois esse lema não se aplica nas telonas,  o Homem Morcego já matou bastante gente (mesmo que tenha se só recusado à salvá-las, o "crédito" é dele). O Batman de Michael Keaton foi do cômico ao dramático em suas matanças, assim como o herói de Val Kilmer; o Cavaleiro das Trevas de Christian Bale foi bem sombrio ao matar, e o Morcegão de Adam West beirou o hilário.

O Batman interpretado por Ben Affleck, presente em Batman Vs Superman – A Origem da Justiça, entretanto, tem novos métodos de lidar com as suas vítimas. Com aspecto mais sombrio, o Homem-Morcego da versão de Zack Snyder para os cinemas não tem pena dos seus inimigos e os aniquila sem dó, seja com o batmóvel ou com as próprias mãos. 
Batman foi criado em uma época onde a xenofobia era extremamente recorrente nas histórias em quadrinhos. Ele matou asiáticos esfaqueando-os, atirando-os em caminhões de lixo e até mesmo esganados! O uso do lixo para eliminar seus inimigos era recorrente nas aventuras do Cavaleiro das Trevas.
Durante uma missão, Robin acabou atirando o irmão de um traficante do tropo de um prédio. Logicamente, o criminoso não ficou nada contente com isso e passou a perseguir o Garoto ProdígioBatman confrontou o traficante em um lixão e lhe deu uma lição de moral sobre matar as pessoas por vingança. Ironicamente, o Cavaleiro das Trevasderrubou uma pilha de lixo sobre o bandido, matando-o esmagado. Mais tarde, Bruce Wayne precisou investigar as ações da máfia em Gotham e atirou dois capangas em um caminhão de lixo, deixando-os serem 
O mais chocante nessa morte é que ela poderia ter sido evitada facilmente. Depois de confrontar um bandido, Batman precisa usar uma porta para escapar de uma espada arremessada pelo criminoso. O bandido já está desarmado, mas o Cavaleiro das Trevas decide partir para cima dele. Depois de um soco, o criminoso se desequilibra e acaba sendo "empalado" pela espada que ele mesmo atirou e acabou presa à porta.
Um dos principais inimigos do Cavaleiro das Trevasem suas primeiras missões foi o Monge Louco. Tratava-se de um feiticeiro que usava o hipnotismo para combater seus inimigos. Certo dia, Batman percebeu que não conseguiria confrontá-lo diretamente, já que o Monge Loucosempre encontrava um jeito de hipnotizar o Morcegão e escapar. Assim, Batman entrou na casa do vilão enquanto ele dormia e o assassinou no meio da noite!
Em sua primeira revista solo, Batman teve de enfrentar um maníaco que usava uma fórmula química para transformar pessoas com distúrbios mentais em monstros assassinos. O Cavaleiro das Trevas perseguiu o vilão e encontrou um caminhão cheio dos monstros, que o bandido soltaria no meio da cidade. Prontamente, Batman capturou um dos monstros com uma corda no pescoço e planou com ele pelo ar até que morresse sufocado... Vale lembrar que o "monstro" nada mais era do que um inocente sendo controlado!
Depois que Darkseid conquistou a Terra com o poder da Equação Anti-Vida, poucos ficaram em seu caminho para impedir que ele investisse ainda mais. Um deles foi o Batman, que quebrou seus juramentos de nunca matar e nunca usar armas de fogo. Usando uma bala especial, ele atirou contra o peito de Darkseid, pouco antes de ser "vaporizado" por uma de suas rajadas.
Messias foi uma das histórias mais violentas e controversas do Cavaleiro das Trevas. Depois de ser sequestrado por um culto subterrâneo e ter sofrido lavagem cerebral para se juntar a seus carcereiros, Batman conseguiu recuperar suas memórias e decidiu se vingar! Armado com uma metralhadora, o Morcego partiu para cima dos moradores do subterrâneo e assassinou todos que encontrou pelo caminho.
Muito se especula sobre o que realmente aconteceu na última página de A Piada Mortal. Alguns leitores acreditam que Batman não matou o Coringa, já que a história é canônica e o Palhaço do Crime acabou retornando em histórias seguintes. No entanto, vale lembrar que o Coringa já "morreu" diversas vezes nas histórias em quadrinhos, mas sempre encontrava um jeito de retornar. Sendo assim, é muito plausível a teoria de que o Cavaleiro das Trevas realmente assassinou o Coringa com as próprias mãos depois de tudo o que o vilão fez à família de Jim Gordon.
KGBesta foi um assassino soviético enviado aos Estados Unidos para assassinar todos os envolvidos com o programa de defesa espacial Guerra nas Estrelas. Porém, ele teve a infelicidade de ficar no caminho do Batman. Depois de ter sido derrotado pelo vilão em 3 situações, Batman percebeu que não conseguiria superar o assassino da maneira tradicional. Assim, o Cavaleiro das Trevas armou uma emboscada e atraiu KGBesta para o esgoto. Depois disso, ele trancou o vilão no subsolo e o abandonou para morrer de fome! Quando perguntado sobre o vilão, Batman apenas respondeu:
"Não precisa mais se preocupar com isso."
Em Grandes Astros Batman & Robin, nosso herói encontra alguns bandidos roubando alvejante. Ele os impede ao misturar o alvejante com uma substância inflamável, jogando de volta em seus inimigos e queimando-os vivos. Como se não bastasse ver alguns morrendo, ele ainda parte para cima dos vivos, espancando-os até a morte. Convenientemente, Canário Negro surge do nada e comenta que toda a violência a deixa animada. Depois que todos os vilões foram derrotados, Batman e Canário Negro beijam-se e começam a se agarrar em meio aos corpos dos bandidos!
Em sua primeira aparição, na edição 27 da revista Detective Comics, em maio de 1939. Quando dá um murro no empresário Alfred Stryker, Batman joga-o dentro de um tanque de ácido! E essa não foi a única vez. Nas aventuras seguintes, o Morcegão age no melhor estilo “bandido bom é bandido morto”. Ele chega até a usar armas de fogo.
No entanto, a DC Comics determinou que esse passado funesto pertence à versão do herói na Terra 2 – um universo paralelo parecido com o nosso, porém com leve mudanças. Não é, portanto, parte da cronologia oficial do personagem que conhecemos hoje. O cânone oficial afirma que Batman não mata nem usa armas de fogo por causa do trauma que o gerou: a morte de seus pais, que foram baleados por um ladrão. Eventuais outras histórias em que o Homem-Morcego mata seus inimigos se passam em linhas temporais não-oficiais na cronologia.

Ainda nesse mundo alternativo, Batman não apenas matou como também já morreu. Isso aparece em Adventure Comics 462, de 1979 (no Brasil, saiu em Os Grandes Álbuns em Quadrinhos 3 – A Morte de Batman, publicado pela editora Ebal, em 1980). Na história, o envelhecido Bruce Wayne, então comissário de polícia, volta a vestir o uniforme de morcego para enfrentar um vilão chamado Fredric Vaux, que derrotou a Sociedade da Justiça (a versão “local” da Liga da Justiça na Terra 2). No entando, ele acaba falecendo, para a tristeza de seus ex-colegas de combate ao crime.
Legião dos Super-Heróis

Adoro Cinema

Comentários