A História de Scatman John


John Paul Larkin, mais conhecido por Scatman John, nasceu na Califórnia, em março de 1942. Ele sofria uma grave gagueira "desde que  começou a falar", o que o levou a uma infância emocionalmente traumática. 
Aos 12 anos ele começou a aprender a tocar piano e foi apresentado a arte do scat singing aos 14, através de gravações de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong, entre outros.  (Scat é uma técnica de canto criada por Louis Armstrong que consiste em se cantar vocalizando tanto sem palavras, quanto com palavras sem sentido e sílabas  - e.g. "La dum ba dum pa" -, como usado por cantores de jazz que criam o equivalente de um solo instrumental apenas usando a voz. É também o nome de um instrumental vocal) O piano deu a ele um meio de expressão artística para compensar as suas dificuldades na fala: "tocar piano deu-me um meio de falar... eu escondi-me atrás do piano porque tinha medo de falar", em uma entrevista de 1996. 
Só conseguiu fazer sua carreira engrenar quando deixou o alcoolismo de lado e passou a unir o scat singing, típico dos jazzistas – e que praticava também desde pequeno – a toques de dance music e hip hop. Daí corta para 1994, quando você era perseguido por essa gema pop aí debaixo, para todo lugar que ia.
Se você só lembra que existia uma música que tinha um “piropoporopó”, vai a revelação: The Scatman tinha uma letra, que encorajava gagos a falar (“não deixe que nada detenha você/se o Scatman pode, você também pode”) e, lá pelas tantas, trazia versos esquizofrênicos falando sobre política (“estamos tentando agradar a políticos pagãos/que tentariam mudar até as estações do ano se pudessem”). Deu certo, Scatman teve vários outros hits e gravou três discos. Vendeu milhões de discos no mundo todo e também foi nomeado "Melhor Novo Artista" no Echo Awards no Japão e na Alemanha. Era recipiente do prémio Annie Glenn da Associação Americana de Terapia da Fala e Audiologia pelos seus excelentes serviços prestados a comunidade gaga, e foi incluído no Hall da Fama da Associação Nacional de Gagos.
O segundo álbum de Scatman John, Everybody Jam!, foi lançado em 1996. Embora longe do sucesso a nível internacional como em sua estréia, o álbum e seu single chegaram ao Japão, tendo no país um enorme sucesso, numa escala maior que em qualquer outro lugar do mundo. Ele era tão popular lá que lojas de brinquedos japonesas vendiam bonecos com sua aparência e ele apareceu em cartões telefônicos e latas de Coca-cola. A versão japonesa de Everybody Jam! incluía um total de cinco faixas bônus, com singles como "Su Su Su Super Kirei" e "Pripri Scat", que foram encomendadas por empresas japonesas para comerciais de cosméticos e pudins, respectivamente. A franquia de Ultraman também entrou na mania Scatman, lançando um single intitulado "Scatultraman", com a arte da capa onde os personagens de Ultraman aparecem com chapéus e bigodes. 
Pouco antes da gravação de Take your time, sua despedida (1999), ele recebeu um diagnóstico de câncer no pulmão.
O pianista e compositor de jazz John Larkin morreu de câncer nos pulmões, aos 57 anos, na semana passada, em Los Angeles. A morte do músico foi divulgada ontem. Larkin, que sempre foi gago, era conhecido como "Scatman John". Depois de ter descoberto seu talento com o "scat" (improviso vocal sem uso de palavras), alcançou grande sucesso internacional, ganhando 14 discos de ouro e 18 de platina.

Fonte:
Geopedrados

Pop Fantasma

Folha de São Paulo

Dastore

Comentários